Show website
click to view full image

Decoração

As cores do interior do Hotel foram inspiradas nas duas Serras envolventes (Estrela e Gardunha):

Rés do Chão - Neste piso encontram-se, a receção, o restaurante “a Cereja”, a cafetaria “Terra”, a sala de estar e as salas de reuniões e banquetes. Predominam aqui os tons terra e encarnados dos cerejais do Fundão.

Pisos 1 e 2 – Zona de quartos, aqui predominam os tons verdes e castanhos inspirados nas cores da Serra.

Piso 3 – Nesta zona de quartos também predominam os tons castanhos e alguns apontamentos em tons azuis e brancos alusivos à neve da serra da Estrela.

 

Foi também dada particular atenção às peças decorativas do Hotel, escolhidas de acordo com a simplicidade e tradição que representam. Fazendo a fusão com a história local, as tradições e as tarefas ligadas à terra, este hotel foi decorado com algumas peças que considerámos que a fazem perfeitamente, como os bombos, construídos de forma artesanal e muito ligados ás tradições pastoris desta região. A réplica de um tear de fiação faz também parte dos elementos decorativos, dada a tradição desta actividade em toda esta região e principalmente em memória de uma parte da História deste edifício, enquanto fábrica de Fiação.

As gravuras com padrões da tecelagem tradicional são inspiradas nos desenhos dos capotes dos pastores da Serra da Estrela e que consideramos de extrema riqueza histórica e cultural. Estando localizado numa região riquíssima em olival, certo é que os lagares de azeite, apesar de terem alterado a forma de prensar a azeitona, ainda têm uma actividade significativa na zona. Assim, expostas na nossa sala de estar e nos salões de eventos, estão as ceiras de prensar a azeitona, que antigamente se usavam nos lagares de azeite.

Existem também alguns elementos decorativos em Xisto, dada a proximidade a que nos encontramos de várias das aldeias de Xisto, fazendo maior referencia ao quadro que se encontra na receção.

 

Recentemente adoptou-se a imagem da Árvore, como elemento decorativo e símbolo da manifestação do Ser Humano. Estas imagens pintadas nos quartos e zonas comuns, têm a particularidade da sua raiz ser tão grande como a sua copa, com o propósito de relembrar e valorizar, tanto o trabalho e estruturação interior do indivíduo, como a sua própria manifestação.

< voltar

N 18, Km 63,5 Sitio da Maria Negra Donas, Fundão | Castelo Branco 6230-172 Portugal | T. +351 275 779 920 |
VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant
GuestCentric - Hotel website & booking technology